Home Newest Hot Active Unanswered Views Votes Tags Rank
 
Anderson

Quem eram os fariseus, saduceus, essénios e zelotes?


GK

Os fariseus

Os fariseus eram um grupo de judeus muito religiosos, que se dedicavam a obedecer a toda a Lei de Deus e a interpretar corretamente as Escrituras (o que chamamos hoje de Velho Testamento). Eles também seguiam muitas tradições orais. Os fariseus acreditavam que para agradar a Deus cada pessoa tinha de obedecer fielmente a todas as regras das Escrituras e da tradição.

Os fariseus eram bem vistos pelo povo judeu por seu zelo em obedecer a Deus e porque não comprometiam seus valores para agradar outros. Os fariseus formaram as sinagogas, que foram o modelo para as igrejas atuais, para ensinar a Palavra de Deus ao povo. Eles acreditavam na ressurreição e aguardavam a vinda de um Salvador de Israel.

Jesus condenou os fariseus por sua hipocrisia (Mateus 23:27-28). Eles faziam muitas coisas só para manter as aparências e davam mais atenção à tradição oral que à Palavra de Deus. Muitos caíram no legalismo: obedecer a todas as regras se tornou mais importante que um coração sincero e arrependido. Jesus também condenou seu desprezo e sua falta de compaixão por todos que não conseguiam seguir seu alto padrão de vida.

Os saduceus

Os saduceus eram uma elite religiosa de sacerdotes. Eles controlavam tudo que acontecia no Templo e tinham grande influência política. O poder dos saduceus vinha de sua preocupação em manter boas relações com os invasores romanos.

Para os saduceus, só os primeiros cinco livros do Velho Testamento (conhecidos como a Torá ou o Pentateuco) tinham autoridade divina. Eles não focavam tanto em todas as regras dos fariseus e acreditavam que podiam incorporar ideais gregos no judaísmo. Os saduceus não se davam bem com os fariseus.

Jesus condenou os saduceus porque não acreditavam na ressurreição. Eles também ignoravam o mundo espiritual e muitas vezes se preocupavam mais com o poder político que com a obediência a Deus (Atos dos Apóstolos 23:8). Quando o Templo foi destruído os saduceus deixaram de existir.

Os Assênios

Os essênios eram um grupo religioso entre os judeus, que tinha sua própria interpretação das Escrituras e queria manter a pureza do judaísmo. Eles eram uma comunidade bastante fechada e alguns se isolavam no deserto. A Bíblia não fala sobre os essênios.

Os essênios surgiram por volta do século II a.C. e ainda existiam no tempo de Jesus. Eles eram contra a mistura do judaísmo com valores gregos e queriam se afastar da influência pagã de outros povos. Alguns essênios viviam nas cidades, entre outros judeus, mas outros eram mais radicais e formaram comunidades no deserto, com pouco contato com outras pessoas.

De acordo com os historiadores dessa época, as leis dos essênios eram muito rígidas e valorizavam a comunidade, a partilha, a pureza e a dedicação a Deus. Eles tinham várias restrições alimentares e tentavam limitar seu contato com outras pessoas, para não serem contaminados com outras filosofias. Alguns estudiosos acreditam que o essênios escreveram os manuscritos do Mar Morto.

Embora eram conhecidos no tempo de Jesus, a Bíblia não faz nenhuma referência aos essênios. Eles não se envolviam na vida pública e provavelmente se mantiveram afastados de Jesus e seus seguidores.

Os Zelotes

Os zelotes eram uma seita judaica radical do tempo de Jesus. Os zelotes acreditavam na luta armada contra os romanos e esperavam um Messias guerreiro. Simão, um dos 12 apóstolos, era conhecido como “o zelote”.

O nome “zelote” vem de “zelo”, que significa devoção fervorosa. Os zelotes levaram sua devoção à Palavra de Deus ao extremo, acreditando que deviam fazer tudo para a defender, até matar pessoas.

Para os zelotes, a dominação romana era uma afronta que não podia ser tolerada. Israel era a nação escolhida de Deus mas os romanos não criam em Deus nem O honravam. Os judeus não se deviam associar a gentios. Por isso, os romanos precisavam ser expulsos da Terra Santa, usando força.

Os zelotes causaram várias rebeliões violentas contra o império romano, ao longo de cerca de 100 anos. Todas as rebeliões falharam. Uma das maiores rebeliões incitadas pelos zelotes culminou na destruição do templo de Jerusalém, em 70 d.C., como Jesus tinha predito (Marcos 13:1-2).

GuruQA
GuruQA
 
 
GK

Quem eram os POCHTECAS?

GK

Quem eram os três grandes deuses da mitologia grega e quais eram seus espaços?

GK

Quais eram os espíritos da natureza femininos que eram alvos de luxúria dos sátiros?

GK

As piramides astecas eram usadas para o quê?

GK

Sobre a religião grega é falso afirmar que:

GK

Quem eram os cidadãos em Esparta?

GK

Na cidade de Esparta, quem eram os hilotas?

GK

Quem eram os cidadãos em Atenas?

GK

Quem eram os pais de Paulo ?

GK

Quem era um tradicional inimigo da Inglaterra na Idade Moderna?