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Usar URLs canônicos - SEO


Este artigo descreve como os URLs canônicos podem ser usados para aprimorar os sinais de vínculo e a classificação de conteúdo disponível por meio de distribuição ou de várias estruturas de URL.

No mundo do gerenciamento de conteúdo e sistemas de compra on-line, é comum que o mesmo conteúdo seja acessado por meio de vários URLs. Com a distribuição de conteúdo, também é fácil que este seja distribuído para URLs e domínios completamente diferentes. Por exemplo:

A mesma página de produto tem URLs dinâmicos como resultado de uma sessão de usuário e/ou uma preferência de pesquisa.


http://www.example.com/products?category=dresses&color=green
http://example.com/vestidos/social?gclid=ABCD 
http://www.example.com/dresses/green/greendress.html

Seu sistema de blog salva vários URLs automaticamente ao passo que você posiciona a mesma postagem em várias seções.


http://blog.example.com/dresses/green-dresses-are-awesome/
http://blog.example.com/green-things/green-dresses-are-awesome/

Seu servidor está configurado para veicular o mesmo conteúdo ao subdomínio www ou ao protocolo https.


http://example.com/green-dresses
https://example.com/green-dresses
http://www.example.com/green-dresses

O conteúdo que você fornece nesse blog para distribuição a outros sites é replicado parcial ou inteiramente em outros domínios.


http://news.example.com/green-dresses-for-every-day-155672.html (postagem distribuída)
http://blog.example.com/dresses/green-dresses-are-awesome/3245/ (postagem original)

Embora esses sistemas tornem o desenvolvimento e a distribuição de conteúdo mais convenientes, eles apresentam alguns desafios quando os usuários utilizam mecanismos de pesquisa para encontrar sua página. Por exemplo:

Consolidação de sinais de vínculo para conteúdo semelhante ou duplicado. Isso auxilia os mecanismos de pesquisa a consolidar as informações que eles têm de URLs individuais (como links) em um único URL preferencial. Significa que links de outros sites que direcionam para http://example.com/vestidos/social?gclid=ABCD são consolidados com links para http://www.example.com/dresses/green/greendress.html.
Rastreamento de métricas de um único produto/tópico. Com uma variedade de URLs, é mais desafiador consolidar métricas de um tipo de conteúdo específico.
Determinação do URL que você deseja que seja exibido aos usuários. Você prefere que as pessoas acessem sua página de produto de vestidos verdes por meio de http://www.example.com/dresses/green/greendress.html em vez de http://example.com/vestidos/social?gclid=ABCD.
Abordagem do conteúdo distribuído. Se você distribui conteúdo para publicação em outros domínios, consolide a classificação da página para o URL de sua preferência.

Para abordar essas questões, recomendamos a definição de um URL canônico para conteúdo (ou conteúdo equivalente) disponível em vários URLs. É possível fazer isso para a Pesquisa Google de várias maneiras:

Defina o domínio de sua preferência
Indique o URL preferencial com o elemento do link rel="canonical"
Use um sitemap para definir os URL preferenciais ao mesmo conteúdo
Use os redirecionamentos 301 para URLs que não são canônicos
Indique como gerenciar parâmetros dinâmicos
Especifique um link canônico no seu cabeçalho HTTP

Embora seja recomendado usar um desses métodos, nenhum deles é obrigatório. Se você não desejar indicar um URL canônico, identificaremos o que consideramos ser a melhor versão ou o melhor URL.

“Evite usar o arquivo robots.txt para fins de canonização.
Evite usar a ferramenta de remoção de URL para canonização, pois ela remove todas as versões de um URL da pesquisa.
Evite especificar URLs diferentes como canônicos para a mesma página (por exemplo, um URL em um sitemap e um URL diferente para a mesma página usando rel="canonical").”

Defina o domínio de sua preferência

Informe ao Google a versão de sua preferência do URL de seu site para seu domínio:

http://www.example.com
http://example.com

Se você definir seu domínio de preferência como http://example.com , o Google direcionará os links para http://www.example.com da mesma forma que os links que direcionam para http://example.com .

Consulte Defina seu domínio de preferência para ver detalhes.

Indique o URL de preferência com o elemento do link


rel="canonical"
Digamos que você deseje que http://blog.example.com/dresses/green-dresses-are-awesome/ seja o URL de preferência mesmo que vários URLs possam acessar esse conteúdo. Indique isso para os mecanismos de pesquisa da seguinte forma:
•Marque a página canônica e outras variantes com um elemento do link rel="canonical".
Adicione um elemento <link> com o atributo rel="canonical" à seção <head> dessas páginas:
<link rel="canonical" href="http://blog.example.com/dresses/green-dresses-are-awesome" />

Isso indicará o URL preferencial a ser usado para acessar a postagem sobre o vestido verde. Dessa forma, os resultados de pesquisa terão mais probabilidade de exibir essa estrutura de URL aos usuários. Observação: esforçaremo-nos para respeitar isso, mas não garantiremos isso para todos os casos.

Marque a página canônica e outras variantes com um elemento do link rel="canonical".
Adicione um elemento <link> com o atributo rel="canonical" à seção <head> dessas páginas:
<link rel="canonical" href="http://blog.example.com/dresses/green-dresses-are-awesome" />
Isso indicará o URL preferencial a ser usado para acessar a postagem sobre o vestido verde. Dessa forma, os resultados de pesquisa terão mais probabilidade de exibir essa estrutura de URL aos usuários. Observação: esforçaremo-nos para respeitar isso, mas não garantiremos isso para todos os casos.

Evite erros: use caminhos absolutos em vez de relativos com o elemento do link rel="canonical" .

Use esta estrutura: http://www.example.com/dresses/green/greendresss.html
Evite esta estrutura: /dresses/green/greendress.html.

Use um sitemap para indicar os URLs preferenciais ao mesmo conteúdo

Escolha um URL canônico (preferencial) para cada uma das suas páginas e informe-nos sobre sua preferência enviando esses URLs canônicos em um sitemap.

Não garantimos que usaremos os URLs que você enviar em um sitemap, mas enviar um é uma maneira prática de informar ao Google as páginas de seu site que você considera mais importantes.

Use redirecionamentos 301 para URLs que não são canônicos

Digamos que sua página possa ser encontrada de várias maneiras:
http://example.com/home
http://home.example.com
http://www.example.com

É recomendável escolher um desses URLs como o destino de preferência (canônico) e usar os redirecionamentos 301 para enviar o tráfego dos outros URLs para seu URL de preferência. Um redirecionamento 301 do lado do servidor é a melhor forma de garantir que os usuários e os mecanismos de pesquisa sejam direcionados para a página correta. O código de status 301 significa que uma página foi permanentemente movida para um novo local.

Indique como gerenciar os parâmetros dinâmicos

Use a Manipulação dos parâmetros para informar ao Google quais parâmetros devem ser ignorados. Ignorar determinados parâmetros pode reduzir o conteúdo duplicado no índice do Google e tornar seu site mais rastreável. Por exemplo, se você especificar que o parâmetro sessionid deve ser ignorado, o Google vai considerar http://www.example.com/vestidos/verde.htm?sessionid=273749 como sendo o mesmo que http://www.example.com/dresses/green.php.

Especifique um link canônico em seu cabeçalho HTTP

Se for possível configurar o servidor, será possível usar rel="canonical" cabeçalhos HTTP para indicar o URL canônico para documentos HTML e outros arquivos como PDFs. Suponhamos que seu site disponibilize o mesmo PDF por meio de diferentes URLs (por exemplo, para fins de rastreamento) desta maneira:

http://www.example.com/downloads/white-paper.pdf
http://www.example.com/downloads/partner-1/white-paper.pdf
http://www.example.com/downloads/partner-2/white-paper.pdf
http://www.example.com/downloads/partner-3/white-paper.pdf

Nesse caso, é possível usar um cabeçalho HTTP rel="canonical" para especificar ao Google o URL canônico para o arquivo PDF, como segue:

Link: <http://www.example.com/downloads/white-paper.pdf>; rel="canonical"

No momento, o Google oferece suporte a esses elementos de cabeçalho de link somente para a Pesquisa na Web do Google.
Fonte: https://support.google.com/webmasters/answer/139066?hl=pt-BR


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